É comum que as pessoas se tornem desanimadas, e até mesmo doentes, quando seus objetivos dão errado. Primeiramente, devemos lembrar que o objetivo do ser humano é viver em comunhão íntima com Deus, e não conseguir coisas para si. Apenas estaremos livres de preocupações e sofrimentos quando estivermos em comunhão íntima com Deus, e não enquanto estivermos aqui neste mundo corrompido pelo pecado. A comunhão íntima com Deus automaticamente suprirá todos os anseios do ser humano, coisa que este mundo não pode fazer. Essa é uma das razões pelas quais devemos zelar por nossa salvação.
No entanto, ainda teremos que passar pela vida aqui na Terra, e esse período pode ser longo. Precisamos cumprir objetivos e responsabilidades para viver. O que fazer quando tudo dá errado?
Primeiramente, faça uma avaliação sobre se aquilo que deu errado é realmente necessário ou importante de acordo com a Palavra de Deus. Muitas vezes desmoronamos por causa de algo que deu errado porque damos um valor excessivo para algo que nem sequer vai nos fazer agradáveis a Deus. Sentir-se mal por causa de um objetivo egoísta que foi frustrado é apenas a consequência de praticar um vício da carne, como o egoísmo ou a avareza. Isso não vai ajudar você, pois vai afastá-lo de Deus e, ainda, fazer você sofrer. Livre-se disso. Lembre-se das palavras de Jesus e de Paulo:
Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que comeremos?”, “Que beberemos?” ou “Com que nos vestiremos?” Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas. Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas. (Mateus 6:31-33, “Nova Almeida Atualizada”).
Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês, como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus. (Gálatas 5:19-21, “Nova Almeida Atualizada”).
Tome cuidado com os sentimentos. Sentimentos não são o padrão das coisas. Sentimentos não ditam a realidade – eles devem se acomodar à realidade! Pessoas muitas vezes dão prioridade excessiva a seus sentimentos e negligenciam a Palavra de Deus, que é o verdadeiro padrão de tudo. Sentimentos são enganosos, mas a Palavra de Deus é sempre verdadeira. Você é quem manda nos seus sentimentos, não são seus sentimentos que mandam em você. Está tudo bem em sentir-se mal por algo que deu errado, e você deve admitir que está se sentindo mal. Seja honesto consigo. Você pode precisar de um tempo para chorar, desabafar e até mesmo estar de luto. Mas isso passa. O que você não pode fazer é deixar que seus sentimentos direcionem você! A Palavra de Deus é o que deve dirigir você! Se você trocar a Palavra de Deus pelos seus sentimentos, você efetivamente se tornará um idólatra!
Quando os irmãos de José armaram uma mentira para que seu pai Jacó pensasse que José tinha sido morto por um animal selvagem, Jacó acreditou na mentira e, por muitos anos, viveu uma vida em tristeza. Veja a história em Gênesis 37. No entanto, José estava vivo e, apesar de ter sido vendido como escravo, Deus o elevou à posição de governador do Egito, como descrito em Gênesis 39-41. Mais tarde, Jacó se reencontrou com José, que salvou toda a sua família da fome que havia na terra (Gênesis 46:28-34)! De quê adiantou todo o sentimento de tristeza de Jacó? Nada! Jacó foi enganado por seu sentimento, uma vez que a realidade de José era outra. Detalhe: José, mesmo durante o período em que foi escravo, nunca se apartou de Deus. Muito pelo contrário, sempre o temeu e, apesar de tantas coisas terem dado errado para ele, eventualmente Deus o tornou o governador do Egito.
O profeta Elias também foi enganado por seus sentimentos. Ele teve uma vitória decisiva contra os falsos profetas de Baal, mostrando claramente ao povo que o Senhor é Deus, e não Baal. Porém, mesmo assim, a nação e seus líderes o perseguiram e tentaram matá-lo! Elias esperava que a nação se voltasse ao Senhor, mas isso não aconteceu. O profeta estava muito abatido. Ele fugiu e pensou que ele era o único fiel. O Senhor o corrigiu e o confortou, dizendo que havia conservado sete mil na nação que não dobraram seus joelhos ao falso deus Baal – sete mil que Elias nem sequer sabia que existiam. Deus também havia preparado a devida retribuição aos malfeitores. Essa história está narrada em 1 Reis 18-19.
Esses casos claramente mostram que sentimentos não expressam a realidade das coisas. A Palavra de Deus é a verdade, como atesta João 17:17, e não nossos sentimentos. A vida de Jacó, José e Elias são exemplos para não nos deixarmos abalar quando as coisas dão errado – devemos persistir em Deus, e não sermos guiados por sentimentos que podem até mesmo nos conduzir ao adoecimento.
Portanto, quando tudo der errado, verifique se você não está desmoronando por causa de objetivos que não agradam a Deus. Também não se refugie nos seus sentimentos. Ainda mais, não se refugie em pessoas que estão longe de Deus (e, infelizmente, isso inclui muitas igrejas que não estão de acordo com o Novo Testamento). Em quem devemos nos refugiar quando tudo der errado? Em Deus! E Deus é expresso em sua Palavra – a Bíblia. Procure passagens bíblicas (como a vida de Jacó, José e Elias) que ajudem e fortaleçam você. Considere ler o Livro de Provérbios ou os Salmos. Procure um cristão empenhado com a Palavra de Deus para auxiliá-lo. Seja direcionado pela Palavra de Deus. Confie em Deus. Ele é o verdadeiro refúgio:
Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os seus pés vacilem; não dormitará aquele que guarda você. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem guarda você; o SENHOR é a sombra à sua direita. De dia não lhe fará mal o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR guardará você de todo mal; guardará a sua alma. O SENHOR guardará a sua saída e a sua entrada, desde agora e para sempre. (Salmo 121, “Nova Almeida Atualizada”).
Quando tudo dá errado, precisamos urgentemente buscar a Deus. Precisamos ser corrigidos de dentro para fora, e não de fora para dentro. Aprender com o erro e não repeti-lo. Como Deus vai ajudar alguém que nem sequer se importa em fazer o que ele manda? Deus determina o que é o bem, ele próprio é o bem, e quem não segue suas instruções faz o mal, e Deus está contra aquele que pratica o mal:
Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam o mal. (1 Pedro 3:12, “Nova Almeida Atualizada”).
Caso você esteja abatido e murmurante, você precisa de arrependimento e, depois, ação! Foi o que ocorreu com o profeta Jeremias. Jeremias disse ao Senhor:
Por que a minha dor não passa, e a minha ferida me dói e não admite cura? Serias tu para mim como ribeiro ilusório, como águas que enganam? (Jeremias 15:18, “Nova Almeida Atualizada”).
E o Senhor respondeu:
Portanto, assim diz o SENHOR: “Se você se arrepender, eu o farei voltar e você estará diante de mim. Se separar o que é precioso daquilo que não presta, você será a minha boca. Eles se voltarão para você, mas você não passará para o lado deles. Farei de você um forte muro de bronze diante deste povo. Eles lutarão contra você, mas não conseguirão derrotá-lo, porque eu estou com você para salvá-lo e livrá-lo deles”, diz o SENHOR. “Eu o libertarei das mãos dos iníquos e o livrarei das garras dos violentos.” (Jeremias 15:19-21, “Nova Almeida Atualizada”).
Também, é oportuno lembrar do ensinamento de Tiago:
Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração. Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto, e que a alegria de vocês se transforme em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. (Tiago 4:8-10, “Nova Almeida Atualizada”).
Por fim, se você ainda não se converteu ao Senhor, faça-o, pois você está sob a ira dele. Ele pode ser misericordioso e ajudá-lo quando algo der errado, porém, mesmo que tudo desse certo nesta vida para você, se não você estiver com Deus, tudo dará errado na eternidade.
Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração. Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto, e que a alegria de vocês se transforme em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. (Tiago 4:8-10, “Nova Almeida Atualizada”).
De que adiantará uma pessoa ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará uma pessoa em troca de sua alma? (Mateus 16:26, “Nova Almeida Atualizada”).
Quando ouviram isso, ficaram muito comovidos e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: “Que faremos, irmãos?” Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:37-38, “Nova Almeida Atualizada”).
A vida em Cristo não isenta que as coisas deem errado. Porém, tanto o cristão quanto o não cristão passarão por dificuldades neste mundo corrompido e mau. É muito melhor enfrentar os desafios com Deus do que sem Deus. Refugie-se em Deus.
Para este evangelho eu fui designado pregador, apóstolo e mestre e, por isso, estou sofrendo estas coisas. Mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar aquilo que me foi confiado até aquele Dia. Mantenha o padrão das sãs palavras que de mim você ouviu com fé e com o amor que há em Cristo Jesus. (2 Timóteo 1:12-13, “Nova Almeida Atualizada”).
Você também pode baixar esta mensagem em arquivo pdf.
© Copyright 2024 Escrituras Puras.