Antes de tudo, seja humilde e admita quando você tem um vício. Humildade envolve saber quais são seus limites e admiti-los. Esse é o primeiro passo para superar um problema. Ninguém vai resolver um problema que nem sequer admite ter. Coloque-se em oração diante de Deus e admita seu problema, humilhe-se diante dele e peça o auxílio dele para vencer seu vício, tendo disposição para lutar.

Cheguem perto de Deus, e ele se chegará a vocês. Limpem as mãos, pecadores! E vocês que são indecisos, purifiquem o coração. Reconheçam a sua miséria, lamentem e chorem. Que o riso de vocês se transforme em pranto, e que a alegria de vocês se transforme em tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. (Tiago 4:8-10, “Nova Almeida Atualizada”).

A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são riquezas, honra e vida. (Provérbios 22:4, “Nova Almeida Atualizada”).

Peça ajuda a Deus para conhecer quais são as tentações que incitam a manifestação do vício. Seja sincero e prudente nessa fase de identificar essas circunstâncias que causam a manifestação do vício. Se empenhe nisso, pois é necessário para poder verdadeiramente superá-lo. Não tenha vergonha ou receio de saber a realidade. Essa é uma fase em que pode ser necessária a ajuda de outras pessoas. Alguns vícios precisarão de tratamento e/ou medicação. Não tenha medo de admitir isso e encare de frente. Declare guerra ao vício e lute para vencer.

Não fiquem preocupados com coisa alguma, mas, em tudo, sejam conhecidos diante de Deus os pedidos de vocês, pela oração e pela súplica, com ações de graças. (Filipenses 4:6, “Nova Almeida Atualizada”).

O coração do sábio adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios procura o saber. (Provérbios 18:15, “Nova Almeida Atualizada”).

Porque com prudência você deve fazer a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória. (Provérbios 24:6, “Nova Almeida Atualizada”).

Uma vez que você tenha descoberto as circunstâncias que causam a manifestação do vício, você sabe quais são os seus limites. Admita esses limites. Você poderá aumentar esses limites conforme se fortalece depois. Porém, enquanto isso não acontece, fuja das tentações que você sabe que são fortes demais para você. Não tenha vergonha de evitá-las. Peça ajuda a Deus para isso. A melhor forma de matar um monstro que você ainda não pode vencer é não alimentando-o. Fuja dessas situações e se ocupe com coisas que agradam a Deus.

Levantando-se da oração, Jesus foi até onde os discípulos estavam, e os encontrou dormindo de tristeza. E disse: “Por que vocês estão dormindo? Levantem-se e orem, para que não caiam em tentação.” (Lucas 22:45-46, “Nova Almeida Atualizada”).

Meu filho, se os pecadores quiserem seduzir você, não consinta. (Provérbios 1:10, “Nova Almeida Atualizada”).

Mas você, homem de Deus, fuja de tudo isso. Siga a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão. (1 Timóteo 6:11, “Nova Almeida Atualizada”).

Fuja das paixões da mocidade. Siga a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. Evite as discussões insensatas e absurdas, pois você sabe que elas só provocam brigas. (2 Timóteo 2:22-23, “Nova Almeida Atualizada”).

Abstenham-se de toda forma de mal. (1 Tessalonicenses 5:22, “Nova Almeida Atualizada”).

Conforme você se afasta das tentações e se ocupa com coisas que agradam a Deus, você vai se fortalecendo aos poucos e o vício gradualmente vai ficando mais fraco, até morrer. Se o vício precisar de tratamento e/ou medicamento, proceda diligentemente, seguindo as orientações do terapeuta e/ou médico. Não seja negligente – seja prudente. Fique firme. Conforme você se dedica, sem vacilar, a batalha se torna gradualmente mais fácil. Continue assim até vencer.

Não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, para que vocês a possam suportar. (1 Coríntios 10:13, “Nova Almeida Atualizada”).

Com a sabedoria se constrói a casa, e com a inteligência ela se firma; (Provérbios 24:3, “Nova Almeida Atualizada”).

Portanto, sujeitem-se a Deus, mas resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. (Tiago 4:7, “Nova Almeida Atualizada”).

Você também pode baixar esta mensagem em arquivo pdf.

"Quem tem ouvidos para ouvir, ouça." (Mateus 11:15, NAA).

Sucesso na superação de vícios (pdf)

Voltar para a página de mensagens bíblicas diversas

Entre em contato conosco

escrituraspuras@hotmail.com

Curitiba/PR

© Copyright 2024 Escrituras Puras.