Para reforçar nossa identidade, há uma boa evidência bíblica de que foi o próprio Espírito Santo que chamou os cristãos de cristãos. Isso não quer dizer que não possamos ser também conhecidos como servos de Deus ou como discípulos de Cristo, ou que devamos apenas ser chamados de cristãos.
Esta é apenas uma rápida pregação para demonstrar que o termo cristão, “pequenos cristos”, foi aplicado aos servos do Senhor porque foi da vontade dele. As citações são da versão Nova Almeida Atualizada.
Comecemos em Atos 11:26:
tendo-o encontrado, levou-o para Antioquia. E, por todo um ano, se reuniram naquela igreja e ensinaram numerosa multidão. Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. (Atos 11:26, “Nova Almeida Atualizada”).
Enquanto Paulo e Barnabé estavam em Antioquia com os discípulos, o Livro de Atos dos Apóstolos relata que foi lá a primeira vez em que foram chamados cristãos. A palavra “cristão”, na verdade, aparece poucas vezes na Bíblia.
Note a palavra “chamados”. A palavra grega chrematizo foi utilizada aqui e traduzida como “chamados”. Ela aparece oito vezes no Novo Testamento, sendo uma em Atos 11:26. É interessante que, nas outras sete vezes em que aparece, sempre está em um contexto de um chamado, prevenção, consideração ou instrução que parte do divino, de Deus. Acompanhe as passagens a seguir.
E, tendo sido avisados por Deus em sonho para não voltarem à presença de Herodes, os magos seguiram por outro caminho para a sua terra. (Mateus 2:12, “Nova Almeida Atualizada”).
Note a expressão “tendo sido avisados por Deus”. A palavra grega chrematizo foi traduzida como “avisados”. Nesse versículo, José e Maria foram advertidos pelo divino para não voltarem à presença de Herodes.
Então disseram: “O centurião Cornélio, homem reto e temente a Deus e tendo bom testemunho de toda a nação judaica, foi instruído por um santo anjo a mandar chamar você para a casa dele e ouvir o que você tem a dizer.” (Atos 10:22, “Nova Almeida Atualizada”).
Quando Cornélio pediu para buscarem Pedro, ele foi “instruído por um santo anjo” para chamá-lo. Chrematizo foi traduzido como “instruído”.
De modo que será considerada adúltera se, enquanto o marido estiver vivo, ela se unir com outro homem. Mas, se o marido morrer, ela estará livre da lei e não será adúltera se casar com outro homem. (Romanos 7:3, “Nova Almeida Atualizada”).
No contexto da mulher cujo marido ainda vive e se une a outro homem, ela é considerada adúltera, e é o Senhor quem a considera adúltera. A palavra chrematizo aparece aqui e foi traduzida como “será considerada”.
Estes ministram em figura e sombra das coisas celestiais, assim como Moisés foi divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo. Pois Deus disse: “Tenha cuidado para fazer tudo de acordo com o modelo que foi mostrado a você no monte.” (Hebreus 8:5, “Nova Almeida Atualizada”).
“Moisés foi divinamente instruído” por Deus para construir o tabernáculo. Chrematizo foi traduzido como “instruído”.
Pela fé, Noé, divinamente instruído a respeito de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, construiu uma arca para a salvação de sua família. Assim, ele condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. (Hebreus 11:7, “Nova Almeida Atualizada”).
Noé foi “divinamente instruído” por Deus sobre o dilúvio. Mais uma vez chrematizo foi traduzido como “instruído”.
Tenham cuidado e não se recusem a ouvir aquele que fala. Pois, se os que se recusaram a ouvir quem divinamente os advertia na terra não escaparam, muito menos escaparemos nós, se nos desviarmos daquele que dos céus nos adverte. (Hebreus 12:25, “Nova Almeida Atualizada”).
Deus alertou aqueles que estavam na terra por meio de Moisés. Chrematizo foi traduzido como “advertia”.
A mesma palavra grega, chrematizo, foi utilizada em Atos 11:26, onde discípulos foram chamados de cristãos. Não parece haver razão para fazer exceção aqui: chrematizo traduzido como “chamados” significa um chamado divino. No contexto de Atos 11:26, Barnabé, homem cheio do Espírito Santo, tomou consigo a Saulo e o levou a Antioquia. Por um ano se reuniram ensinando uma numerosa multidão e, lá, pela primeira vez, foram os discípulos chamados cristãos.
Quem estava ensinando? Barnabé e Saulo, homens cheios do Espírito Santo. Quem chamou os discípulos de cristãos? Pelo contexto, Barnabé e Saulo, inspirados pelo Espírito Santo. Assim, levando-se em conta que a palavra grega chrematizo é utilizada nas Escrituras no contexto de “chamado, prevenção, consideração ou instrução” que parte do divino, de Deus, podemos concluir que o Espírito Santo chamou os discípulos de cristãos – “pequenos cristos”.
Você também pode baixar esta mensagem em arquivo pdf.
© Copyright 2024 Escrituras Puras.