A prioridade para um recomeço em nossa vida deve ser o relacionamento com Deus. O relacionamento com Deus é mais importante do que qualquer outra coisa. Se não estivermos bem com Deus, qualquer tipo de recomeço será inútil.
Para ter um recomeço que realmente vale a pena, é necessário ter um relacionamento com Deus, e isso começa com uma conversão verdadeira a Cristo. E, ao contrário do que muitos grupos religiosos e denominações afirmam, a conversão só tem efeito após a pessoa se levantar das águas do batismo. Sendo assim, todo aquele que ainda não se converteu verdadeiramente a Cristo precisa do batismo.
O batismo opera junto com Cristo, com a fé que Deus quer, com a confissão dessa fé, e com o arrependimento. Não estamos falando de qualquer fé, mas da fé delineada no Novo Testamento. Isso tudo trabalha junto no evangelho de Jesus Cristo, o qual é o poder de Deus para salvação. A palavra “batismo” significa imersão. O papel do batismo no plano de Deus para a salvação refere-se à imersão total de alguém em água.
Então, o batismo é realizado depois que: (1) a pessoa crê em Jesus Cristo como Senhor (ou seja, como Deus, o que implica que ele manda e nós obedecemos) e como salvador; (2) confessa a fé delineada no Novo Testamento (essa confissão não é apenas no momento da conversão, mas por toda a vida); e (3) se arrepende de seus pecados (arrependimento é uma decisão de parar de pecar e assumir um compromisso de fazer as coisas como Deus ordenou – arrependimento não é se sentir mal pelos erros cometidos, isso é remorso).
Com tudo isso junto, a pessoa vai ser imersa em água com o objetivo específico de obter a remissão de pecados e o dom do Espírito, que é a própria salvação e a capacitação para nela permanecer, como Pedro ensinou em Atos 2:38:
Pedro respondeu: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos seus pecados, e vocês receberão o dom do Espírito Santo.” (Atos 2:38, “Nova Almeida Atualizada”).
Portanto, a pessoa só se converte a Cristo com a crença, confissão, arrependimento e batismo operando juntos, e é no batismo que a pessoa é salva e se torna uma nova criatura, começando seu relacionamento com Deus. Se faltou algum desses aspectos, a pessoa não se converteu verdadeiramente. Esse é o único batismo bíblico que traz a salvação e inicia a vida cristã, como Paulo escreveu em Efésios 4:5-6:
Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. (Efésios 4:5-6, “Nova Almeida Atualizada”).
É com o batismo que se entra em Cristo para participar da comunhão com ele (Gálatas 3:26-28). Se não entrarmos em Cristo, não teremos a vida eterna. O batismo faz parte da resposta correta à autoridade de Jesus. Quem se batiza está se submetendo à autoridade do Filho de Deus, assim como à autoridade de Deus Pai e do Espírito Santo (Mateus 28:18-20):
Pois todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos vocês que foram batizados em Cristo de Cristo se revestiram. Assim sendo, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vocês são um em Cristo Jesus. (Gálatas 3:26-28, “Nova Almeida Atualizada”).
Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. E eis que estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mateus 28:18-20, “Nova Almeida Atualizada”).
Paulo mostrou que o batismo segue o padrão da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo:
Ou será que vocês ignoram que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida. (Romanos 6:3-4, “Nova Almeida Atualizada”).
Jesus morreu na cruz. O pecador morre para o pecado. Jesus foi sepultado no sepulcro. O pecador é sepultado nas águas do batismo. Jesus foi ressuscitado para uma nova vida. Ao se levantar das águas do batismo, o pecador é espiritualmente ressuscitado para uma nova vida.
Observe que a vida vem depois do sepultamento. Antes do batismo, o pecador está espiritualmente morto. No batismo, o morto está sepultado. Ninguém sepultaria um corpo vivo. A nova vida começa quando o morto se levanta das águas do batismo.
Depois do batismo realizado com o objetivo de remissão de pecados e recebimento do dom do Espírito, juntamente com a crença, a confissão e o arrependimento, a pessoa está em Cristo e recomeça sua vida como uma nova criatura. Esse é o verdadeiro recomeço. A partir daí, a pessoa deve perseverar na fé do Novo Testamento, o que implica em congregar em uma igreja fiel.
© Copyright 2024 Escrituras Puras.